Fundamentos Teóricos

SITE OFICIAL : http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj

A Revista Corpus Latente na Internet (RCLI) é uma publicação que tem como objectivo divulgar resultados e reflexões provenientes de investigações conduzidas em diversas áreas das ciências humanas e sociais, tal como, Educação em Ciência, Ciências da Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, Multimédia, e outros domínios que possam obter na internet a fonte primaria e naturalista de dados a serem analisados para responder a questões de investigação destas áreas e das suas metodologias. A temática fundamental da RCLI é o desenvolvimento de metodologias de investigação que tratem de dados com potencial latente, já disponível na internet, bem como o estabelecimento de aplicações e relações com os problemas clássicos de cada área de investigação, que e possa lançar luz em novas implicações e encaminhamentos.

As base iniciais para a fundamentação teórica da RCLI foram lançadas na publicação:

Neri de Souza, F. , Almeida, P. (2009) Investigação em Educação em Ciência baseada em dados provenientes da internet. XIII Encontro Nacional De Educação Em Ciências. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco 24-26 de Setembro, Castelo Branco.

Para obter o artigo completo acesso o titulo com hiperligação abaixo:

Investigação em Educação em Ciência baseada em dados provenientes da internet
Francislê Neri de Souza
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
fns@ua.pt
Patrícia Albergaria Almeida
Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
patriciaalmeida@ua.pt

Resumo
A rápida expansão da utilização da internet gerou novas experiências sociais que estão na origem de diferentes formas de interacção, de partilha de informação e de construção social do conhecimento. Todas estas experiências originam um volume incomensurável de dados de natureza diversa (vídeo, som, imagem, texto), susceptíveis de serem analisados sob diferentes perspectivas.

No entanto, como a própria internet, o campo emergente de estudos baseados na internet não está ainda estabelecido. As suas raízes são diversas e urge definir e caracterizar as metodologias e os métodos que mais se adequam a ambientes de investigação com características tão particulares e inovadoras. A natureza intangível da internet implica que a aplicação directa das metodologias tradicionais seja, normalmente, difícil e sem sucesso. Os investigadores vêem-se, assim, confrontados com novos modos de interacção que possibilitam o desenvolvimento de investigações com características diferentes das tradicionais e que, consequentemente, levantam questões metodológicas complexas.

O objectivo desta comunicação é analisar e discutir criticamente os tipos de investigações que podem ser desenvolvidas utilizando a internet, quer como meio de recolha de novos dados, quer como meio de colecta de dados disponíveis online, passíveis de serem analisados, e cuja análise pode contribuir para o aprofundamento da investigação em Educação em Ciência.